quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

De Recife a João Pessoa

Nesta quinta-feira pós carnaval partimos de Recife, rumo a João Pessoa. A capital caótica de Pernambuco foi nossa base na tour pelo Nordeste, onde passamos a maior parte do tempo. Ficamos hospedados na casa da Mayara do Lumo Coletivo, sendo muito bem recebidos por toda sua família: a Rô, sua mãe, e pelos irmãos Pablo e Yasmin (ótimos cozinheiros!). A casa deles fica em Candeias, bairro do município de Jaboatão dos Guararapes que, junto de Olinda, integra a região metropolitana de Recife. Um bairro residencial muito próximo da praia, mas com um aspecto de interior.

Entre um viaduto e outro, banana, abóbora e cebolinha!

Dizem que Recife é uma das cidades mais violentas do país. Sei lá como é que se mede a violência, mas essa fama assusta um pouco. O fato é que logo de cara a cidade ofereceu uma surpresa: hortas e roças urbanas em áreas verdes na entrada da cidade, áreas que em geral servem apenas pra decorar os viadutos e anéis viários. Fiquei imaginando como seria algo parecido numa cidade cheia de gramados e áreas verdes como Brasília. O Eixão tomado por hortas e pomares; a via EPIA (que liga o centro ao aeroporto e à cidade satélite do Guará) cheia de roçados de macaxeira e banana. Difícil de ocorrer numa cidade em que o tombamento às vezes serve de desculpa pra segregação territorial de classe.

Apresentação de música indiana na abertura do 19º Encontro da Nova Consciência, em Campina Grande

Depois de dois dias entre Jaboatão dos Guararapes, Recife e Olinda seguimos para Campina Grande, onde tocamos na sexta-feira de carnaval, dia da abertura do 19º Encontro da Nova Consciência. O encontro tem um perfil ecumênico, de cultura da paz, e também da pluralidade. Esse ano o tema central foi sustentabilidade e responsabilidade socioambiental. Todos os anos são abrigados diversos encontros paralelos: de profissionais do sexo, ufólogos, hare krishnas, santo daime, e muitos mais. Essa diversidade, no entanto, gerou reações. No ano passado esse tradicional encontro foi desalojado do lugar onde costumeiramente ocorria – o espaço onde ocorre os festejos juninos da cidade – para dar lugar a outro encontro, nada plural, promovido por uma vertente religiosa. Como se não bastasse, foi usado quase o mesmo nome do encontro original. O ENC, no entanto, resiste. Nosso show foi no Rock na Consciência, realizado no Bronx Pub, uma das programações musicais do evento. No mesmo dia, pudemos conferir os shows de Bnegão Sound System e Burro Morto no palco principal, armado literalmente embaixo da ponte.

Rockeirada do Bronx pub dançando ao som do Caldo

Campina Grande e Tapioca idem

No domingo de carnaval, quando já tínhamos voltado ao recife, rolou ainda o Grito Rock Campina Grande, completando a programação musical do Encontro. Foi uma promoção do emergente Coletivo Natora, que nos recebeu muito bem na cidade. O coletivo, liderado pelo pessoal do Sex on the Beach (que havia tocado com a gente no Grito Rock de Maceió), foi formado durante a Coluna Fora do Eixo Nordeste, que passou por lá no final de 2009 e integrou uma galera que já trampava com produção. Diogo e Marlo nos explicaram que Campina é uma cidade universitária, e que isso gera uma rotatividade muito grande no público. Eles mesmos são de outras cidades daqui do nordeste. Estar em uma cidade universitária pode dificultar a consolidação de um público local, que se renova a cada 4 ou 5 anos, mas traz a oportunidade também de ser um polo formador de público pra outras localidades. Uma posição estratégica, numa cidade bonita e aprazível. Pena foi ter passado apenas um dia por lá. No sábado de manhã já embarcávamos de volta para o Recife.


Diogo (Sex on the Beach) e seu chevetão laranja, veículo oficial do Natora Coletivo

Em Pernambuco respiramos música. O carnaval aqui é uma loucura: muitos palcos espalhados pelo Recife antigo (a região “histórica” da cidade), por Olinda, e por um sem número de polos nos bairros. Há alguns poucos anos a prefeitura vem descentralizando o carnaval de rua, levando grandes atrações como Nação Zumbi e Jorge bem pra tocar não somente no Recife antigo, mas também nos bairros. Tinha de tudo acontecendo ao-mesmo-tempo-agora: desde as manifestações mais “tradicionais” do Pernambuco, como o frevo e o maracatu, até shows de artistas populares como Zé Ramalho, Elba Ramalho, Dudu Nobre, Otto e Lenine no Marco Zero, passando por shows um tanto estranhos pruma programação carnavalesca, como Nxzero, até a programação interessante e diversificada do Rec Beat. Acabamos nos concentrando na programação do Rec Beat, com algumas fugidas pra ver uns grupos de Maracatu passando e um ou outro show. Destaque pro de Otto no Marco Zero, com o Pupilo da Nação Zumbi na bateria e Catatau do Cidadão Instigado na guitarra. Me arrependo só de ter perdido a noite dos tambores silenciosos, que ocorria no Pátio do Terço, não tão perto do Cais da Alfândega, local do Rec Beat. Sempre na noite de segunda-feira de carnaval um grande número de grupos de maracatu se encontram e tocam juntos. Mas outros carnavais virão...
Passagem de som, e a rua vazia, 7h45 da manhã

Quase na hora...

Na hora!

Era gente, ó

A programação do Rec Beat foi diversificada e surpreendente. Tiveram espaço bandas novas como as locais Banda de Joseph Tourton, Rastidae (que teve seu show interrompido na segunda música por problemas técnicos) e a gente, junto de artistas aclamados como Céu e Cidadão Instigado, que fizeram ótimos shows, totalmente conectados com o público. Destaque pras participações especiais do Guizado e da Ana Elis Assunção no show da Céu. Gabi Amarantos, diva do tecnobrega paraense, improvisou, brincou, e fez o povo dançar como se estivesse numa aparelhagem em Belém.

Paco Sotelo, do Cabezas de Cera (México)

Dos internacionais, surpreenderam os shows dos espanhóis do Ojos de Brujo, que mistura um monte de ritmos com música flamenca, e a experimentação dos mexicanos do Cabezas de Cera com instrumentos nada usuais. Interessantíssimo o set de batera de Paco Sotelo, com uma caixinha de 12”, bumbo, chimbal, pratos de efeito e dois módulos de bateria eletrônica. Os instrumentos de corda usados pelo Mauricio Sotelo são únicos, construídos por ele mesmo. Um show cheio de texturas e climas, perfeito! Foi impressionante também o trabalho de toda a equipe do festival: produção impecável e sonorização de primeira qualidade, tanto na equipe quanto no equipamento. Não é a toa que o Rec Beat completou 15 anos, consolidado como um elemento chave da programação do carnaval de rua de Recife, talvez o mais popular e democrático do país.

Rolou também durante todos os dias a transmissão de áudio e video do festival, realizada pelo Lumo Coletivo. Durante nosso show três músicas foram retransmitidas ao vivo pela TV Aldeia, do sistema público de comunicação do Acre. Aliás, dá pra conferir o nosso e outros shows do Rec Beat na íntegra aqui. Esse ano o carnaval em nosso estado tem como tema a Floresta Digital, programa do governo que está entrando em operação agora, levando sinal de internet wi fi gratuitamente para todos. Por isso, a transmissão das festas foi marcada pela interatividade com a rede. Antes de sair de Rio Branco a gente já tinha gravado uma vinhetinha explicando o que era a rede do Myspace, que ia ao ar nessa programação especial.

Pra mim a passagem por Recife se tornou ainda mais especial pelo número de amigos brasilienses que rencontrei. Marina, Joana, Clara, Julia, Manu, Pedro, Leo, Marina, Rogê, Dudu e Rosana estavam presentes no show do Caldo no Rec Beat e em outros encontros nessa semana em PE. No meio do mar de gente do Cais da Alfândega, uma ilha familiar.

Ainda hoje tocaremos em João Pessoa, na abertura de uma exposição de arte no Espaço Mundo, do coletivo homônimo. Estamos curiosos pra conhecer a casa deste que é mais um dos coletivos do Circuito Fora do Eixo que vai nos receber nessa tour. O espaço fica bem no centro histórico da cidade, num bairro chamado coincidentemente de Varadouro, o nome do festival que o Catraia organiza em Rio Branco. Mais no site do coletivo mundo.

Amanhã, completando a ressaca de carnaval e encerrando a tour, subimos pras terras potiguares, onde seremos recebidos no Centro Cultural Do Sol para tocar junto de outra banda instrumental da Agência Fora do Eixo, a Camarones Orquestra Guitarrística. Mais no site Do Sol.

Té mais,

Di Deus.

4 comentários:

  1. Dideus!
    Foi muito bom rever você, ainda mais nesse contexto. O carnaval foi maravilhoso e o show da sua banda também. Fiquei orgulhosa.
    Já que isso não é um blog pessoal, vou parar as emoções por aqui e elogiar o show.
    Foi incrível, excelente. Demais, mesmo!
    Abraços!
    Marina

    ResponderExcluir
  2. Meu querido Dideus, Saulim e Miúda,
    Reforço o comentário da Marina e deixo minha impressão pessoal de um show excepcional!
    O Caldo de Piaba foi sem dúvida uma das grandes atrações desse Rec Beat. Música maravilhosa e uma puta performance no palco! Preencheram cada pedacinho daquele "mangue".
    Trouxe um CD e vou botar pilha numa galera aqui pra que aproveitem a visita de vocês a Goiânia e promovam uma apresentação do Caldo de Piaba em Brasília! Certamente vocês serão muito bem recebidos por aqui!
    Grande abraço,
    Pedro.

    ResponderExcluir
  3. Fala amigos do Caldo!
    Curti muito conhecer vocês em HellCify e achei o show fenomenal.
    Espero vocês em Bsb ou quem sabe BH!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. dideus, querido!

    muito orgulho ver você - junto dos meninos - naquele palco colorido, na beira do rio capiberibe, reforçando com a sua música toda a onda boa do carnaval!
    foi alegria demais da conta!
    esperamos vocês por aqui!

    um beijo,
    marina.

    ResponderExcluir