segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Blog Som do Norte destaca o "Volume Um do Caldo como Disco do Mês


Disco do Mês: Volume Um - Caldo de Piaba
do blog Som do Norte

O Disco do Mês de março é muito especial. Além de ser o primeiro que destacamos de artistas do Acre, este EP, lançado com exclusividade pelo Som do Norte, reúne as primeiras gravações da banda Caldo de Piaba, feitas em 2009. A ideia de lançá-lo surgiu-me em 22 de março de 2010, quando o site Nagulha (atualmente fora do ar) disponibilizou para download o EP do Caldo intitulado Volume Dois. Procurei na internet quando teria saído um outro EP da banda que se chamasse "Volume Um" e não achei nada; entrei em contato com o baterista Eduardo Di Deus e ele então me explicou que, embora eles não usassem esse nome, "Volume Um" seriam as primeiras gravações, só disponibilizadas no MySpace.

Propus então à banda lançar pelo Som do Norte oficialmente o Volume Um, e os piabas toparam de cara, ficando de providenciar os áudios, um release e a arte - este o grande motivo da demora do lançamento. Como Di Deus me explicou ao enfim mandar os arquivos, agora em 23 de fevereiro, "Não foi possível localizar a arte original. Conseguimos apenas esta foto da capa do EP nas mãos da Bianca (Jhordão), do programa Fala + Joga da Play TV."

Bianca Jhordão com a capa original do EP - 19/11/2009

Te convidamos para curtir esses registros já históricos do Caldo. Leia na sequência o release do EP, escrito pela própria banda, e ouça as músicas direto de nossa caixinha cantante. Aproveite e baixe o EP no Som do Norte.

Primeira formação do Caldo de Piaba, com o tecladista Fred Margarido
- Palquinho Maluco da UFSCAR (São Carlos, SP), 17/11/2009


***

VOLUME UM, por CALDO DE PIABA

São só três musicas. Gravadas em poucas horas num dia de janeiro de 2009 no estúdio RB Records, em Rio Branco, Acre. Registro das primeiras experiências que juntos fizeram Saulo Machado, na guitarra; Fred Margarido, nos teclados; Arthur Miúda, no baixo; e Eduardo Di Deus, na bateria.

Com três meses de banda, foi a primeira gravação, ao vivo, todos tocando juntos, no início do Caldo de Piaba. Tem a energia dos primeiros shows, dos temas próprios, imbricados com algumas influências. Na primeira música, “O Fanq”, duas citações emergem em meio ao tema principal. Scofield, Martin, Medeski & Wood são lembrados com um trechinho de "Chank". O acreano João (Bad) Donato também aparece com um trechinho do tema "Lunar Tune".

A segunda faixa é “Venska pro papai”, tema próprio do Caldo, surgido de um groove de baixo. Esta música foi incluída na coletânea Oi! A Nova Música Brasileira!, lançada na Inglaterra pelo selo Mais Um Discos [disponível em: www.maisumdiscos.com].

Pra fechar, uma versão instrumental de “Lambada do Amapá”, do acreano Jorge Cardoso.





Som do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário