segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Últimas paradas: João Pessoa e Natal

Os dois últimos shows de nossa tour pelo Nordeste foram nos estados da Paraíba e Rio Grande do Norte. Foi uma esticada na tour, já que por questões de agenda não pudemos tocar nos Grito Rock de ambas as cidades, nem na Chamada Carnavalesca do Rock de Natal. Mesmo com pouco tempo pra divulgação, o Coletivo Mundo e o Do Sol nos receberam em suas casas (de morar), e promoveram 2 ótimos shows em suas belas e aconchegantes casas (de show).

Chegamos a João Pessoa no final da manhã da quinta-feira (também de cinzas) pós carnavalesca. Rayan, do Coletivo Mundo e da Nublado nos recebeu em seu apartamento, em meio aos preparativos pro Grito Rock de lá, que rola essa semana. Foi oportunidade pra Kaline (que foi fundamental na tour, cuidando da banquinha e das comunicações) e eu visitarmos sua avó, que mora na capital paraibana.

Praça Anthenor Navarro; ao fundo, o prédio da Associação Comercial

Espaço Mundo, Praça Anthenor Navarro

Espaço Mundo, Praça Anthenor Navarro

Logo já era hora de irmos pro Espaço Mundo, onde rolaria o show. O espaço é localizado no centro histórico da cidade, na Praça Anthenor Navarro, num bairro que curiosamente tem o mesmo nome do festival aqui do Acre, Varadouro. Fica numa espécie de reduto cultural, onde muita coisa acontece.


Estúdio 24h (João Pessoa-PB)

Antes do show, deu tempo ainda de conhecermo o estúdio 24h, o "estúdio do Burro Morto", banda que também integra a Agência Fora do Eixo. Localizado no prédio da associação comercial da cidade (onde ficam mais 2 estúdios), o 24h tem uma estrutura de primeira, com uma sala de gravação bem grande (com pé direito alto). Investimento foda que fizeram com recursos do projeto pixinguinha. Foi lá que gravaram o primeiro disco cheio, a sair em breve.


O Mundo por dentro


De volta ao Espaço Mundo, rapidamente a estrutura foi montada pro show. O espaço é gerido coletivamente pelo pessoal do Mundo, que se reveza nas múltiplas tarefas: fritar batatas, montar o palco, cuidar do bar etc e tal. O espaço chama a atenção pelo cuidado nos detalhes: as artes nas paredes, os panfletos. Tá nos planos do coletivo alugar o andar de cima, mas parece que o proprietário é reticente em liberar o antigo escritório de uma usina de cana falida a dez anos pra casa ganhar um segundo ambiente.

Montagem do palco

Rayan (banda Nublado e Coletivo Mundo) e as batatas

De volta ao Espaço Mundo, rapidamente a estrutura foi montada pro show. O espaço é gerido coletivamente pelo pessoal do Mundo, que se reveza nas múltiplas tarefas: fritar batatas, montar o palco, cuidar do bar etc e tal. O espaço chama a atenção pelo cuidado nos detalhes: as artes nas paredes, os panfletos. Tá nos planos do coletivo alugar o andar de cima, mas parece que o proprietário é reticente em liberar o antigo escritório de uma usina de cana falida a dez anos pra casa ganhar um segundo ambiente.

No dia do show rolou também a vernisage da exposição Visto na Rua, duma artista francesa chamada Tooza. O trabalho dela é muito interessante: ela faz bricolagens de artes urbanas de diversos lugares do mundo. Grafittis e outras artes urbanas de Marselha, Salvador, Olinda, Paris e de tantos outros lugares se misturam. Seria uma arte "cover"? Pra mim é recriação, transformação, tem o olhar em cima do olhar.

Parte da exposição Visto na Rua

Nosso show foi divertido, leve e bem próximo do público, que recebeu a gente muito bem e interagiu, antes, durante e depois. Conversas interessantes com os frequentadores do Espaço, e com o pessoal de outras bandas. Foi legal conhecer o pessoal d' Os Caronas do Opala, banda que toca "música popular melodramática" dos anos 60 e 70, o brega. Ao final, enquanto conversávamos na Praça Anthenor Navarro, escutávamos um som que vinha de algum estúdio. "É do estúdio do Chico Corrêa (e eletronic band)", explicou alguém.

Na sexta-feira, dia 19/02, logo pela manhã, chegamos 3 minutos atrasados na rodoviária e perdemos o ônibus. "Era pra Natal, é? Saiu faz teeeeempo!", disse a moça da catraca do embarque. Pelo menos deu tempo de comer uma tapioca antes do próximo ônibus. Em natal, super recepção na casa de Ana Morena e Anderson Foca (onde também funciona o estúdio do Do Sol). Por lá também o onipresente Dimmy (que tocou com a gente em Salvador e esteve em Recife no Rec Beat), um dos bateras clonados do Vendo 147. Além de quebrar tudo na batera e ser pioneiro na loucura de uma batera 2 em 1 no Brasil, Dimmy também tem o dom da cozinha: complementou a macarronada de Ana com uma deliciosa Carne de Fumêro, direto do interior da Bahia. É como se fosse um bacon, também feita com carne e porco, mas com quase nada de gordura. Fantástico! Pena que a pimenta baiana que ele serviu num era tão ardida assim. Foi uma prévia pro Rock na Cozinha (é esse mesmo o nome?), um programa em quem ele vai apresentar bandas de todo o país e fazer pratos de suas respectivas regiões. Quero só ver se vai rolar um Caldim de Piaba por aí...

Conversa boa durante toda a tarde na mesma varanda que foi cenário da polêmica entrevista do Pablo Capilé pro blog O Inimigo. Falamos bastante sobre o Do Sol e sua estrutura (casa, estúdio e muito mais), sobre o portal nagulha, sobre o Circuito, e sobre qual era a praia mais próxima, é claro.


O show no Centro Cultural do Sol foi muito aconchegante também. Palco montado no chão, mais próximo das pessoas. Pouco antes do show Foca se desculpava antecipadamente, pois achava que o público poderia ser miado. No entanto, enquanto assistíamos ao documentário do Jimi Hendrix, as pessoas foram chegando. Mais de duzentas, na conta do Foca, que prestigiaram a noite instrumental com Camarones Orquestra Guitarrística (outra banda da agência FDE) e Caldo de Piaba.

Camarones Orquestra Guitarrística

O show Camarones contou com a participação do Dimmy na bateria, antecipando a participação especial que fará na tour da banda pelo Nordeste em março, substituindo temporariamente o Xandi. O do Caldo, pra fechar a tour, teve mais improviso do que nos anteriores.

Béquistaige

Caldo no Sol

No dia seguinte, tempo pra visitar a praia pela última vez. Ana Morena deu carona pra Saulo, Kaline e eu até a praia de Ponta Negra, enquanto Miúda foi procurar discos no Shopping. Foi tempo de encontrar também os 3 irmãos da Kaline que moram em Natal. Um deles, treinador de Judô, me ensinou como se deve apertar a mão de um cunhado. Ainda bem que foi depois de todos os shows terem terminado...

Praia de Ponta Negra

"Picolé caseiiiirôôôô.... Caicóóóóóó!"

As quase 24h de estrada e vôo desde Natal até Rio Branco foram na verdade pouco tempo pra ficha cair de tudo que aconteceu que nesses 15 dias, com 7 shows em 7 cidades. Chegamos em Rio Branco cansados, mas com a sensação de dever cumprido; e com a sensação que estávamos há uns 2 meses na estrada.


Di Deus


Um comentário:

  1. Onipresente Dimmy foi ótimo. Ótimo também a carninha com cebola. Vai ficar onipresente na minha memória pra sempre hehe

    ResponderExcluir