sexta-feira, 20 de maio de 2011

Volume 3 - Caldo de Piaba


Deu no Som do Norte:


O Som do Norte orgulhosamente apresenta o novo EP do Caldo de Piaba, o Volume 3. Sim, eu sei, você deve estar estranhando, porque faz apenas dois meses que outro EP da banda acreana, o Volume Um, foi nosso Disco do Mês. O fato é o seguinte: em março, lançamos gravações de 2009 (os primeiros registros da banda, algo histórico já - tem coisas que só o Som do Norte faz pra você).

Agora em maio, trazemos neste Volume 3 gravações que os piabas fizeram na Oi FM (São Paulo), ao participar em 14 de fevereiro do programa Qualquer Coisa. Como normalmente tem feito, a banda aproveitou um compromisso agendado fora do Acre para expandi-lo em outras oportunidades e experiências - o convite era pra tocar no dia 11/02 na 16ª Mostra Pratas da Casa, com as melhores atrações que o SESC Pompeia recebeu no ano passado (moral, hein?).

Hospedado solidariamente na Casa Fora do Eixo, o Caldo pôde ficar mais dias na paulicéia desvairada, tocando no dia 12 no Estúdio M ao lado de Daniel Groove e a Massa Rara. Dois dias depois, a ida ao programa, assim comentada pela banda no dia 19 de fevereiro em seu blog Piaba no Kombão:

'Outro compromisso na capital paulista foi a ida ao programa Qualquer Coisa, da Oi FM. Comandado por José Flávio Jr, Paulo Terron e Max de Castro, este podcast que virou programa de rádio é um bate-papo descontraído sobre... qualquer coisa (!), com direito a banda convidada mandando sons ao vivo. Na segunda, dia 14, foi a vez do Caldo ser a banda convidada. Entre o relato da infelicidade de termos a guitarra e o baixo roubados na cidade de Porto Velho, histórias sobre a composição da música Daimagem, e "ritmos rurais urbanizados" sendo incorporados em bandas jovens como tendência da música contemporânea, os apresentadores também comentaram temas como: o Grammy, o Grêmio, chuvas torrenciais em São Paulo, aposentadoria do Ronaldo Fenômeno, entre outras quaisquer coisas.'

O programa pode ser ouvido online na íntegra no site da Oi FM.

Esta gravação já mostra o novo momento do Caldo, novamente como quarteto, agora com um percussionista. Três das músicas - "Daimagem", "Lambada do Rei" e "I Want You" - são as versões tocadas pelo Caldo ao vivo durante o programa. As outras - "Lambada Nova", "Lambada Classe A" e "La Ardillita" - a banda gravou depois para o arquivo da rádio. Do repertório próprio, além de nova versão para "Daimagem", música composta para ser a trilha sonora de uma exposição da fotógrafa Talita Oliveira, temos enfim o registro de "Lambada Nova", que a banda já toca em shows desde o ano passado. Nas releituras, além de enfim gravar uma dos Beatles (os improvisos sobre melodias dos Fab Four costumam ser ponto alto das performances ao vivo dos Piabas), há uma reverência a dois mestres paraenses da guitarrada, que é uma influência notória & confessa da banda: o clássico "Lambada do Rei", de Mestre Vieira, e "Lambada Classe A", de Aldo Sena. Completa-se a lista com um cover da banda peruana Los Destellos - bandas do Peru e da Bolívia, países que fazem fronteira com o Acre, participam com frequência do Festival Varadouro, em Rio Branco.

Caldo de Piaba agora é:

Saulinho Machado - guitarra
Arthur Miúda - baixo
Eduardo Di Deus - bateria
João Gabriel - percussão

Para baixar o Volume 3, clique na capa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário