segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Piaba no Kombão em Sena Madureira - O Relato

O Projeto Piaba no Kombão, levou o caldo de piaba pra a sua primeira viagem: Sena Madureira. Cidão, nosso motorista trapalhão, dirigiu 145 km direitinho, mas levou mais tempo que esperávamos. Tivemos que ir devagar pra que as câmeras pudessem registrar cada km rodado, cada ângulo dessa viagem. O pessoal da Esfera Produções nos acompanhou nesse trabalho que promete sair um material bem legal. - "Com censura ou não, tentem agir naturalmente em frente às câmeras" disse o diretor. O Miúda, que já é desconfiado por natureza, disse que não conseguia fazer nada com aquela câmera filmando, mas acabou se acostumando depois de um tempo.

Cidão, o motora do Kombão

Depois de buracos, pastos, morros e castanheiras, chegamos famintos e calorentos em busca de um restaurante e um hotel com ar-condicionado. Conseguimos um almoço de primeira no restaurante Aquarela e uma caminha macia no Hotel Suzani. Era tudo que queríamos para o momento. Cochilinho depois do almoço e partimos para a montagem do som, cujo caminhão de equipamentos tinha chegado logo depois da Kombi. O palco fica ao lado da prefeitura, em frente a uma praça que tem uma quadra poliesportiva. A estrutura do palco, em armação de madeira, é um charme. Depois de som e iluminação montados a rua foi fechada (veja só o privilégio) e depois de algumas horas ela estaria cheia de bicicletas e de gente curiosa para assistir aos shows da noite.

Kombão agindo de forma natural em frente às câmeras

Depois de um banho, uma cervejinha e uma pizza, tudo pronto. A banda K42 abriu a p0rta do Kombão com seu hardcore melódico (emo, pra falar a verdade). Os meninos tocaram músicas próprias e depois do bis, cover da banda Nx Zero. Eles são fãs. Os meninos são gente boa e estão afim de produzir, mas numa cidade como Sena Madureira onde 99% do público ouve e freqüenta lugares com estilos musicais que vão do sertanejo, forró, brega ao 'eletrônico', os 1% de rock, feito por eles, não tem espaço algum. Eles são a única banda da cidade que foge do comum, não possui nenhum estúdio de ensaio, nem de gravação e nem lugar pra tocar. Aproveitam para se apresentar em eventos que a prefeitura organiza, com muito esforço e em eventos como o Piaba no Kombão que dá espaço para bandas locais participarem nos shows. A meta é a capital, pois em Sena eles não tem esperanças musicais. - "Queríamos muito tocar no Varadouro, mas não temos nem como gravar algo decente. O que temos foi gravado no celular."

K 42: a única banda (de rock) de Sena Madureira!

Sobe ao palco a Caldo de Piaba. O repertório foi direcionado pras músicas próprias e versões de músicas populares, lambadas e cúmbias. Foi fácil perceber que aquilo tudo era uma novidade pras pessoas. Muita gente parou pra conferir, mesmo de longe, sentado num banquinho na praça. Tinha gente de todo tipo: chapeludos, cowboys, empresários, crianças, grupos de amigos que passeavam de bicicleta, "famílias", namoradinhos. Gente que ouviu falar que estava tendo um show na praça e que foi conferir. Mas só saiu de casa depois da novela das 8.



caldo de piaba, caldo de caridade e 'el sonido' salvam!

Depois dos piabas, veio o blues do Mapinguari que também chamou atenção das pessoas que passavam, por acaso ou não, na praça. Isso é uma das coisas legais de se tocar para um público desconhecido. Ou você não agrada ou você surpreende. E foi o que aconteceu com o Caldo de Piaba e com o Mapinguari Blues.

Ronnie blues: O mapinguari que fez sucesso no interior

Ouvia-se comentários, burburinhos e um certo frenesi na banquinha onde estavam sendo vendidos os cds e produtos das bandas. Por onde passam, os artistas acreanos, da capital ou dos municípios do interior, vão ganhando fãs. O que fortalece a nossa cena, estimulando o surgimento de outras pessoas interessadas no processo, contagiando, contagiando, contagiando até o momento do Acre se tornar um lugar efervescente de cultura das mais diversas formas, e o melhor, de qualidade incontestável.



Veja mais fotos feitas pelo Elisson Magalhães, do Piaba no Kombão em Sena Madureira

Nenhum comentário:

Postar um comentário