domingo, 11 de outubro de 2009

Piaba no kombão em Brasiléia


por Kaline Rossi


A trilha sonora do kombão está cada dia melhor. Dessa vez nosso fotógrafo Elisson Magalhães dividiu as caixas de som com Miúda. Ambos se mostraram mestres na arte de musicalizar ambientes móveis. Destino: Brasiléia. A terra das palmeiras imperiais. E era uma chegada triunfal que estávamos planejando, mas devido problemas técnicos, Cidão, nosso motorista trapalhão, foi deposto do seu cargo e virou passageiro. Segura na mão de Deus!



Algumas horas depois: epitaciolândia, brasiléia. Não necessariamente na mesma ordem. Essa transição territorial é bem confusa. Nunca se sabe qual ponte você vai cruzar e se vai estar no Brasil ou na Bolívia. Nossa pousada fica na rua das palmeiras imperiais centenárias de brasiléia. E como não poderia ser diferente: Pousada Las Palmeiras. Deixamos nossa bagagem e seguimos para Cobija, para fazer umas comprinhas básicas e dar um passeio. A cidade está lotada de turistas. Quando escureceu, na rua das palmeiras, acontecia uma apresentação de motocross. Empinamento em uma roda só, cavalos de pau e muitas palmas dos espectadores. As pessoas do interior são muito carentes de cultura. É complicado dividir o público potencial do Caldo de Piaba com uma dupla de motociclistas fazendo barulho de motores e freios no asfalto. Fomos lá, o moço do microfone avisou para o público do show que estava para começar. Definitivamente, fez a diferença.

A praça Hugo Poli foi reformada e está muito bonita. Espaçosa, bancos, árvores, quadras de esportes e até um skate parque. O palco foi montado entre duas palmeiras gigantes. Som e luz impecáveis, público chegando e começa show. Um ambiente muito eclético, com músicas ecléticas para um público idem. Dessa vez, além das famílias, tinham mendigos, crianças, estrangeiros e até idosos em frente ao palco. Todos bailando, balançando suas cabeças uns timidamente, outros não, mexendo suavemente seus joelhos, tentando não se contagiar pelo som, mas muita gente não conseguiu resistir à novidade "da capital". Casais dançavam, idosos batiam palmas e crianças se divertiam à sua maneira: pulando. O show em brasiléia teve uma convidada especial: Lígia Martins cantando 'Chorando se foi'. Com certeza foi um dos pontos altos da noite. Só não ganhou da satisfação de vender um cd do caldo de piaba para uma senhora, idosa, que bailava relembrando sua juventude .“-Pensa o que? Eu danço!”. O Fred quase deu um pulinho, mas se conteve com um sorriso de orelha a orelha: "Isso é legal demais". Para repor as energias e dormir bem: carne de sol com baião de dois, "paçoca de carne” e macaxeira. Comidinha leve para 11h da noite. Boa noite Kombão, é hora de durmir. Amanhã é dia de Xapuri.

Um comentário:

  1. Pow foi muito bacana essa viagem, parabéns ae galera do caldo de piaba!
    Igor Diniz

    ResponderExcluir