domingo, 22 de maio de 2011

'Soldados da Borracha', com trilha do Caldo, estréia nesta semana

O Caldo de Piaba teve a honra de ser convidado pelo diretor Cesar Garcia Lima para fazer parte da trilha sonora do média-metragem "Soldados da Borracha". Este documentário, contemplado no edital de 2010 do ETNODOC, foi realizado em Rio Branco em junho e julho passados. Conta a saga de seringueiros nordestinos e acreanos vivida entre o sertão, a floresta e a cidade.

Cesar assim conta como foi a escolha da trilha:

Quando estive no Acre em abril para cuidar da pré-produção dos Soldados da Borracha, ouvi pela primeira vez o som do Caldo de Piaba, banda acreana instrumental que atualiza com uma levada pulsante o carimbó, o brega e outros ritmos do Norte. Senti uma imediata afinidade com o trabalho do grupo, que combina tradição e novidade com um toque autoral de muita originalidade. A música "Sborba" (nome de um antigo clube de Rio Branco, frequentado pela "velha guarda", e recentemente restaurado pelo Governo do Acre) me remeteu imediatamente ao filme, como um bolero pop em que o antigo rejuvenesce. Foi assim que convidei o grupo para participar da trilha sonora dos Soldados da Borracha e "Sborba" deu charme à abertura do filme. Outras duas composições foram incluídas na trilha: "Lambada Nova" e "Daimagem".


Antônio Tomé Dias, um dos soldados que mostram sua vida no filme

O filme estréia nesta sexta, dia 27, na 2ª Mostra Etnodoc, que acontece no auditório do Museu do Folclore Edison Carneiro (Rua do Catete, 179, Rio de Janeiro). O público acreano aguarda ansioso a estréia por aqui.


2 comentários:

  1. Valeu, Eduardo! Cada vez mais gosto da trilha de vocês. Quem sabe combinamos para vocês se apresentarem quando o filme for exibido no Acre?

    Abração do

    Cesar

    ResponderExcluir
  2. Ótima idéia, Cesar!
    Comentei com a Talita outro dia sobre isso, que podíamos fazer um lançamento aqui com show!
    Abraço!

    ResponderExcluir